Na semana de estreia da primeira série brasileira da Netflix, 3%, a expectativa era grande para ver se daríamos conta de uma distopia ...

14:35:00 by marcelo engster


Na semana de estreia da primeira série brasileira da Netflix, 3%, a expectativa era grande para ver se daríamos conta de uma distopia nacional. Pois sabia que o país tem uma pequena, porém inventiva produção cinematográfica de ficção científica antiutopica?  A maior parte dela usando pouco ou nenhum efeito especial ou computação gráfica, se calcando nas mais criativas saídas para mostrar futuros de desespero e opressão.  Selecionamos seis imperdíveis!

06) Quem É Beta? : Pas De Violence Entre Nous


Sim, Nelson Pereira dos Santos realizou uma Sci Fi! Só por isso já vale  prestigiar. E ainda tem “zumbis”! Provavelmente a obra mais  difícil de assistir dessa lista.

Direção: Nelson Pereira dos Santos
Duração: 1h 25m
Ano: 1973
Sinopse: Um casal vive uma estranha e indecifrável aventura, mesclado de drama e comédia, em lugar e época indeterminados, após uma catástrofe que modificou o estado natural do mundo e destruiu até o último vestígio a sociedade humana.

Completo aqui:



05) Brasil Ano 2000


Walter Lima também já se aventurou pela ficção científica. Produzida em plena ditadura a obra olha para um Brasil ainda em poder dos militares em pleno ano 2000.

Direção: Walter Lima Jr.
Duração: 1h 35m
Ano: 1968
Sinopse: Ano 2000. O Brasil foi parcialmente devastado pela Terceira Guerra Mundial. Uma família de imigrantes chega a uma pequena cidade, a qual dão o nome de “Me Esqueci”. O trio é recrutado por um indigenista para fingir-se de índios durante a visita de um general. No dilema entre integrar-se ao sistema ou preservar a liberdade individual, a família caminha para a desagregação enquanto a cidade se prepara para o lançamento de um foguete espacial.

Completo aqui:



04) Parada 88 - O Limite De Alerta


Uma obscura e surpreendente distopia nacional.

Direção: José de Anchieta
Duração: 1h 50m
Ano: 1978
Sinopse: Dezembro de 1999. Há seis anos os moradores de Parada 88 vivem em túneis de plásticos transparentes, que interligam as residências e o comércio local e protege-os de gás letal que contaminou a região após explosão de uma fábrica (...). Joaquim Porfírio, ex-operário da indústria sinistrada, que sustenta a mulher Maria e a filha adolescente Ana - cega com o acidente - e sobrevive através de pequenos expedientes, não tem dinheiro para pagar a conta de ar, cujo fornecimento poderá ser cortado a qualquer momento. Resolve então concorrer a um sorteio promovido por Boca, proprietário do cabaré local, para a noite de ano-novo, que premiará com mantimentos e cotas de ar o escolhido para sair dos túneis e obter notícias de uma expedição preparada na Capital para localizar e eliminar o vazamento do gás. Joaquim é sorteado mas sucumbe ao encontrar a comitiva, que o socorre. Enquanto isto, sua casa é invadida pelos colaboradores da taxa de ar cujo líder violenta Ana: esta reconhece nele Cara de Anjo, que lhe tinha demonstrado afeição anteriormente. Os cobradores prometem voltar no dia 31 para receber o dinheiro e Maria vem a saber que Joaquim, após delicada e bem sucedida intervenção cirúrgica, receberá alta no último dia do ano: colhe então toda a horta que tinha plantado no interior da casa e vende os legumes para pagar a conta. Com seu novo pulmão artificial, Joaquim retorna e, no cabaré, anuncia o retorno da comitiva: a cidade está livre. De volta à casa, fica sabendo do ocorrido com Ana, e arma-se para a vingança. No cabaré, os festejos começam em meio à alegria geral, com o início do ano 2000. Os cobradores de ar retornam à casa de Joaquim e são mortos por ele, para desespero de Ana. Com a dissipação dos gases mortíferos, o operário junta seus pertences numa carroça e, com a mulher e a filha, deixa a cidade.

Completo aqui:



03) Uma História de Amor e Fúria


A animação vencedora do Annecy passa por várias épocas da história brasileira até cair em um futuro ditatorial permeado por uma guerra pela água.

Direção: Luiz Bolognesi
Duração: 75m
Ano: 2013
Sinopse: A trama situa-se em quatro datas na história do Brasil: 1500, quando o país foi descoberto pelos exploradores portugueses, 1800, em eventos durante a escravidão; 1970, durante o ponto alto da ditadura e no futuro em 2096, quando haverá uma guerra sobre a água. O filme narra o amor entre Janaína (Camila Pitanga) e guerreiro nativo (Selton Mello) que, quando morrer, terá a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive através desses quatro estágios na história do Brasil.

Trailer:



02) Branco sai, preto fica


Pra mim o melhor e mais inventivo filme brasileiro dos últimos anos. As soluções criativas encontradas para mostrar viagens no tempo e ataques terroristas são inspiradoras para todos que pretendem produzir o gênero no país.

Direção: Adirley Queirós
Duração: 1h33m
Ano: 2014:
Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Trailer:



01) Manha Cinzenta


Mais um filme produzido em plena ditadura. Sua sinopse já era um chute na censura “Um golpe de estado num país imaginário da America Latina”. Ainda atual, levou o diretor à prisão pelos militares.
Para Glauber Rocha "Manhã cinzenta é o grande filmexplosão de 1968 e supera incontestavelmente os delírios pequeno-burgueses dos histéricos udigrudistas. Montagem caleidoscópia, desintegra signos da luta contra o sistema - panfleto bárbaro e sofisticado, revolucionário a ponto de provocar prisão, tortura e iniciativa mortal no corpo de Artysta. O Cinema Nordestino, Cinema Pupular metaforizado em Olney e Miguel Torres, vítimas dos invasores - Heroys do Brazyl!"

Direção: Olney Sao Paulo
Duração: 22m
Sinopse: Um golpe de estado num país imaginário da America Latina. O poder. A repressão.

Completo aqui:



Extra Polêmico – Acquaria

Sim, temos uma distopia com Sandy e Junior! Um dos argumentos mais bacanas das sci-fis brasileiras jogados no limbo na tentativa de atrair mais público com a queridinha dupla. Vale uma releitura mais séria.

Direção: Flavia Moraes
Duração: 1h47m
Ano: 2003
Sinopse: Num futuro distante a Terra tem suas reservas de água secas, devido a constantes agressões à natureza. Considerado o bem mais precioso da atualidade, a água é o objeto de busca de Sarah (Sandy) e Kim (Junior), dois jovens que vivem na misteriosa Acquaria.

Coragem, tire suas próprias conclusões:


0 comentários:

Postar um comentário