Uma das melhores formas de encontrar um mangá/anime que capture totalmente seu interesse é descobrir quais os seus gêneros preferidos e,...

10:49:00 by Manuela Joana Engster

Uma das melhores formas de encontrar um mangá/anime que capture totalmente seu interesse é descobrir quais os seus gêneros preferidos e, aos poucos, descobrir também quais são seus autores preferidos. Pensando em auxiliar aqueles que estão começando a entrar neste mundo otaku*, resolvi fazer esse guia básico através da divisão de gêneros de mangá/anime mais popular, ou seja, aquela focada não necessariamente na história, mas sim no público-alvo. Pelo menos é assim que ela é descrita, no entanto, é possível perceber traços temáticos que cada gênero foca, tendo seus clichês e enredos básicos que sempre fazem sucesso, apesar de serem repetidos. É nessas características de enredo que pretendo dar o meu enfoque pois acredito ser mais fácil encontrar seu mangá/anime preferido através dos temas do que do público-alvo pretendido.



Kodomo

Quem, como eu, nasceu nos anos 90, com certeza já assistiu algum anime deste gênero que, segundo sua descrição, é voltado para o público infantil - na real, Kodomo significa criança. É aqui que entram aqueles mangás/animes super fofinhos e com lição de moral; também aqueles de aventura onde a amizade é o maior bem. É aqui que entram os hamsters de Hamtaro, as batalhas de Pokémon e Beyblade. Esse estilo é bem caracterizado por não conter sangue, palavrões, mas por ser mais simples de ser lido ou assistido, tendo histórias isoladas, sem necessariamente uma continuação.

Shoujo

O público-alvo deste gêneros é o feminino jovem (diria que pré-adolescente à adolescente), mas prefiro descrevê-lo como romance colegial, ou seja, aqueles romances bobos e chá-com-açúcar da garota excluída e nerd que acaba ficando com o bonitão do colégio. É um gênero caracterizado por bochechas vermelhas, bullying, dramas familiares e, se existe uma tensão sexual, ela é só sugerida, nada explícito. Nesse estilo entram o divertido Kaichou Wa Maid-Sama e o cômico Lovely Complex.

Shounen

Seu público-alvo seria o oposto do anterior, o masculino jovem e tem como foco histórias de ação e aventura, sendo o mais popular do mundo. Basicamente, são aqueles em que um garoto passa por diversos desafios para realizar seu sonho, tendo pouco ou nenhum romance (normalmente é só sugerido). É caracterizado por temas nobres, como amizade, sonho, sucesso, além de ter cenas de luta. Alguns títulos como Naruto, Bleach e Dragon Ball entram nessa categoria, com suas batalhas e aventuras seguindo um personagem masculino.



Josei

Entrando para os gêneros mais adultos, o Josei é destinado a mulheres mais velhas (diria de adolescente à adulto), mas descrevo como romance de escritório, ou seja, a mulher que trabalha e tem sucesso, mas que não tem um amor, até encontrar aquele cara gente boa e gostosão que acaba conquistando seu coração de vez - os que fazem mais sucesso, porém, são exatamente aqueles que fogem deste clichê. Neste, o sexo não é simplesmente sugerido, mas explícito, podendo conter cenas bem adultas e, normalmente, os problemas não são mais tão familiares, mas pessoais. É aí que entram alguns temas mais pesados, como estupro e violência doméstica, além de falar sobre gravidez, mesmo que sendo um alarme falso. O maravilhoso Nana, o estiloso Paradise Kiss e o vampiresco Midnight Secretary são alguns nomes que você pode encontrar seguindo este estilo.

Seinen

Sangue, sexo explícito e palavrões: essas são as características básicas para um bom mangá no estilo Seinen, voltado para o público masculino adulto. Os temas tratados são mais profundos e violentos e chegam a lembrar os hqs americanos - família, poder, vingança são amplamente explorados. Mesmo com este conteúdo pesado, alguns dos melhores títulos estão nesta categoria, exatamente por mostrar as profundezas do ser humano. O clássico Vagabond, o popular Tokyo Ghoul e o tenebroso Death Note podem ser citados como exemplos.

Hentai

Talvez o gênero mais polêmico e conhecido, o Hentai é voltado para o público masculino heterossexual e segue o clichê garoto tosco se envolve com várias garotas gostosas até que, finalmente, descobre a garota da sua vida: tudo regado a muito sexo. Não é um gênero que eu goste e, por isso, não tenho exemplos.

Yaoi

Seguindo o mesmo público do Josei, Yaoi são histórias BL (Boys Love), ou seja, de romances entre homens, normalmente entre um garoto jovem que acredita ser heterossexual até se envolver com um cara adulto, rico e bonitão. Dificilmente são encontrados mangás/animes neste estilo que não contenham forte conteúdo sexual e, infelizmente, sugestões de estupro, afinal, muitas vezes o garoto só vai descobrir sua sexualidade após diversas tentativas sexuais do parceiro. Alguns títulos populares são Junjou Romantica, Love Stage! e Sekai-ichi Hatsukoi.

Yuri

Tal como o Yaoi, o público é o mesmo de outro gênero, no caso Seinen. Neste estilo são retratados relacionamentos entre garotas, mas, como o público seria o masculino adulto, elas normalmente tem como personagem principal um garoto sem graça que, de alguma forma, se torna próximo de garotas bonitonas e com peitos irreais que adoram ficar se agarrando na frente dele (????); ou seguem num padrão Shoujo - garota tímida se envolve com garota popular. É caracterizado por, normalmente, ter forte conteúdo sexual, se assemelhando muito com o Hentai. Novamente, por ser um gênero que não gosto (na verdade não encontrei algum mangá deste que seja mais romântico - no estilo Yes or No*) não tenho exemplos.

Este guia foi feito a partir de experiências que tive com cada gênero focando nos enredos que mais se repetiam. Por isso, existem sim histórias diferentes e interessantes. O melhor a se fazer depois de conhecer um pouco os gêneros é experimentar - pode até começar com os exemplos que dei.

*Otaku: termo japonês referente a pessoas que são fãs extremas sobre algo. Atualmente, o termo é adotado pelos fãs de cultura japonesa, mais especificadamente, mangás e animes.
Yes or No: Filme tailandês lançado em 2010 e que aborda o romance entre duas garotas muito diferentes que acabam dividindo o quarto no dormitório da universidade


0 comentários:

Postar um comentário