Imagem: The Paperline |
Depois de escolher algumas tirinhas para ler naquele momento, resolvi também trazer uma lista de desenhistas brasileiros que tem despertado meu interesse. Novamente, escolhi alguns nomes não tão famosos, mas com traços únicos e artes singulares.
A gente sabe que um bom desenhista é essencial para o desenvolvimento dos quadrinhos; é muito importante que ele/ela consiga transmitir - às vezes em pequenas situações - toda a emoção pensada pelo/a escritor/a. Por isso, tentei valorizar escolhas de artistas que conseguem demonstrar muita coisa com pouca informação.
Sem mais delongas, segue aí a listinha!
TeaSugar
Com um traço muito semelhante aos mangás mais atuais (webtoons), TeaSugar traz ilustrações super coloridas e divertidas. Além de composições originais, ela ainda faz releituras de obras já existentes (tal como esta exibida acima, inspirada numa cena do anime Mob Psycho 100). Em sua descrição na página do Facebook, ela diz: "estamos tomando um chá na xícara ou no c*?". Apaixonei. Sua arte é perfeita para shoujos 'chá-com-açúcar' ou aquelas comédias fofas escolares do tipo 'K-ON'.
Thais Damião
Lembra aqueles quadros que você olhava quando ainda era criança e pensava: "meu, isso até eu podia fazer"; aí tentava, e descobria que não, nem você conseguia fazer. Assim são as pinturas da Thaís, que normalmente vem acompanhadas de uma poesia ou um trecho de uma música que combinam perfeitamente entre si. Suas obras, não sei porque, me fazem lembrar do Pequeno Príncipe; talvez seja pelos traços singelos e leves, quase infantis. São perfeitos para aquelas histórias do tipo 'Túmulo dos Vagalumes', que mistura tragédia e inocência.
Modoro
Sabe aqueles gibis dark, meio barra pesada, cheio de gente estranha e com muito sangue? É a melhor descrição que posso dar pra arte desse cara. Pessoas com personalidades únicas e relacionamentos mais do que atuais, sem preconceitos: seus traços caem perfeitamente num gibi/mangá de ficção científica estranhão, em que seres alienígenas convivem pacificamente com humanos.
Isadora Zeferino
Com um traço cômico e infantil no melhor estilo 'Bear', a Isadora vai te conquistar com seu olho estilo 'pingo' e suas cores maravilhosas (e essa nave pizza? <3<3). Seu traço lembra os quadrinhos mais artísticos e psicodélicos, onde a arte é mais importante que a história - ou, talvez, a arte seja a própria história? E ela já fez sorteio de arte (tentei ganhar o Geraldo Kahlo, mas não deu :( fazer o que?)! Divertida e colorida, você vai ter vontade de encher os cômodos da casa com esses desenhos.
Kiraisuki
Outra artista que tem traços que lembram os webtoons e que adora fazer releituras de personagens famosos (aliás, ela faz a pedidos - são recompensas' -, então corre lá!). E suas artes podem ser adquiridas numa lojinha chamada 'oh my purin!' que, segundo eles, só não vendem comida :p É um traço ótimo para um mangá shoujo, bem romântico e fofo.
Azuza
Azuza
Com a descrição 'uns desenho bem podrão que eu faço', Azuza, essa garota que tem 14 anos (wtf? tenho 20 e mal sei desenhar palito :( ...) traz uma arte mais deprê, perfeita para os quadrinhos de dia-a-dia, que mostram um personagem com uma vida pacata e, ao mesmo tempo, ainda interessante. Os olhos grandões e expressivos, além do corado nas bochechas, são as marcas de sua arte, que lembram até as pinturas da Margaret Keane (aquela do Big Eyes). E tudo com um jeitão meio pra baixo (a moda é estar na 'bad' agora, né não?).
The Paperline
Esse é para aqueles que curtem um traço mais Disney, pois a Pamela Pinheiro já é mestre no assunto. Tanto seus originais, quanto suas fanarts, têm cores fantásticas e resultados incríveis. Vale a pena, também, dar uma olhada nas suas obras em 3D, com uma Rapunzel deixando seus cabelos enrolarem nas mãos da artista, ou com a Pamela penteando o cabelo da Ariel com um garfo. Traços perfeitos para uma aventura adolescente com traços cômicos e muita fantasia.
Azuos
Detalhes são importantes para a Clara Azuos, outra artista que arrasa nos fanarts e nos originais. Seus traços cairiam perfeitamente em um mangá ou gibi de aventura num mundo de seres fantásticos (com uma pintada de romance :p). Além disso, pra quem curte saber como foi o processo de criação, ela tem alguns videozinhos curtos pra sanar - ao menos um pouquinho - a curiosidade.
PS.: Gente, não me matem se eu troquei o gênero em algum, isso acontece, malz aí :( Mas é só me avisarem que dou uma atualizada <3 Agradecimento especial pra Azuza, que foi super gente boa em me avisar da troca garoto/garota :)
Muito legais.
ResponderExcluirLembro que já troquei jabá com a Azuza (temas parecidos e tal), e que fiquei com vergonha porque ela, nessa idade, atrai tanta gente com uns desenhos, às vezes, bem simples, e eu tentando com detalhes que levam dias pra serem finalizados.
Ela merece pra caramba - embora seja modesta -, assim como todos os outros da lista.