Personagens famosos, uma revista em formato mangá e muita referência pop. Pouca coisa, mas o necessário para vender uma porrada de gibis. ...

21:07:00 by marcelo engster

Personagens famosos, uma revista em formato mangá e muita referência pop. Pouca coisa, mas o necessário para vender uma porrada de gibis. E Turma da Mônica Jovem reúne, obviamente, tudo isso. A revista ainda anda meio perdida nos roteiros e nos desenhos e vai engatinhando nas referências pops. Referências estas que são destaque na linha normal da turminha.

No mangá o problema ainda fica em saber diferenciar referência de cópia descarada. Sobre a segunda, um exemplo marcante é o abaixo, do segundo número da revista, onde Mingau utiliza um de seus poderes (sim, ele tem poderes):


Lembra alguma coisa? Obviamente, sim. O grande problema aqui é não deslocar a referência de sua situação original. A função da ação é praticamente a mesma da utilizada no filme Shrek 2. Fica a impressão de que os roteiristas ficaram em um beco sem saída e simplesmente copiaram a solução da película.


Logo depois, porém, uma situação onde o que ocorre é, realmente, uma referência. Novamente Mingau usa um de seus poderes:


Demorei um pouco a entender. Mas, sorte a minha ter um amigo fanático por gatos. Dia desses, passou ele um vídeo no youtube para que eu desse uma olhada. Pois bem, era o famoso Talking Cat, que você pode ver a seguir:


Aqui sim uma situação é usada fora de seu contexto. Uma referência que cria uma nova solução para o enredo.

O único porém fica por conta deste vídeo não ser lá um dos mais famosos da internet (ou não, sei eu...). Nem o asterisco na fala do Mingau salva quem nunca viu o tal gato falando: "Invocação mágica milenar de transformação de animais".

Ainda fico com as referências da Turma da Mônica original.

0 comentários:

Postar um comentário