Pois bem, as postagens estão bem raras por aqui. Tudo isso se deve à monografia. Não que eu tenha deixado os quadrinhos de lado, mas sim p...

13:30:00 by marcelo engster

Pois bem, as postagens estão bem raras por aqui. Tudo isso se deve à monografia. Não que eu tenha deixado os quadrinhos de lado, mas sim porque a dita cuja é sobre eles. Minhas leituras agora são todas sobre gibis. E cada vez que leio algo novo, mudo de idéia sobre o tema da monografia. Agora acho que finalmente descobri o que quero (também, faltam só dois meses pra entregar ela). Mais informações posto aqui logo, logo.
Enquanto isso, ainda arrumo tempo para ler quadrinhos...

---
Crônicas de Palomar
Roteiro e Arte: Gilbert Hernandez
Record / PeB / 1991 / 66 pág.
Só para começar, Crônicas de Palomar é freqüentemente citado como uma mistura de Gabriel García-Márquez com Jorge Amado. Fora isso é uma das obras mais importantes dos quadrinhos alternativos estadunidenses. Lá, faz parte da revista Love and Rockets, publicada desde os anos 1980.
Crônicas de Palomar são histórias sobre os habitantes de um pequeno vilarejo, o tal Palomar.Um vilarejo que poderia estar localizado em qualquer país sul-americano. São narrativas sobre o cotidiano do lugar, onde as personagens são sempre as mesmas, porém elas se revezam entre principais e secundárias. As histórias delas se entrecruzam e se tornam complementares. O tempo também não segue uma ordem, muitas vezes representando o “passado” das personagens. Histórias que muitas vezes parecem banais, porém trazem uma grande identificação com seu público, com seus leitores.
Gilbert Hernandez começou sua carreira junto com seus outros irmãos, Mario e Jaime. Eles criaram a revista Love and Rockets e a enviaram para a publicação conhecida como a que tece as críticas mais ferrenhas aos quadrinhos, o Comics Journal. Além de muitos elogios, eles receberam de volta uma proposta para publicarem profissionalmente sua revista. Entre suas fontes de inspiração, Gilbert Hernandez menciona Pixote de Hector Babenco, Los Olvidos de Luis Buñuel, Orfeu Negro e o movimento punk. Como tudo que posto aqui, deveras recomendado.
---
Peanuts

Um comentário:

  1. Che, por um acaso esse livro é adaptação da obra Palomar, do Ítalo Calvino? Ou tem alguma ligação?
    Abc.

    ResponderExcluir