“HQ” (1968), documentário sobre a história das histórias em quadrinhos, é um interessante documento dirigido por Rogério Sganzerla e Álva...

22:06:00 by marcelo engster

“HQ” (1968), documentário sobre a história das histórias em quadrinhos, é um interessante documento dirigido por Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya. Sganzerla é um dos cineastas mais inovadores e transgressores do Brasil. “Mulher de todos” (1969) e “O bandido da luz vermelha” (1968) são alguns de seus filmes. Álvaro de Moya é um destacado pesquisador de histórias em quadrinhos. São dele os livros “Shazam!” (1970) e “História da História em Quadrinhos” (1993), fundamentais para aqueles que queiram pesquisar sobre HQs. O documentário está datado, mas fundamental aos amantes das HQs.



Ano: 1968
Diretor: Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya
Duração: 10 minutos
Narração: Orfeu P. Gregori
Som: Vera Cruz

3 comentários:

  1. nossa, que otima dica! não sabia que existia um documentário com esse tema, ainda mais com um diretor que com certeza soube deixar o assunto ainda mais interessante. vou assistir. mesmo sendo curtinho, deve valer a pena. =)

    ResponderExcluir
  2. Nunca jamais eu cri que o veria!, quiçá foi em 2003 a primeira vez que li uma breve referência a este documentário (um livro sobre humor gráfico no Brasil).

    ResponderExcluir
  3. Poisé, eu nem conhecia o documentário. Ainda bem que temos o youtube para salvar nossa curiosidade, hehe.

    ResponderExcluir