No grupo de e-mails ComicsBr entrou em discussão a Editora Novaro, uma espécie de Ebal mexicana. Entre os assuntos, as numerações e títul...

09:26:00 by marcelo engster

No grupo de e-mails ComicsBr entrou em discussão a Editora Novaro, uma espécie de Ebal mexicana. Entre os assuntos, as numerações e títulos misturados e as traduções dos nomes dos personagens. Como exemplo Bruce Wayne virou Bruno Dias e Alfred, Alfredo. Pois bem, obviamente fiquei curioso e fui atrás de alguma revista na internet. Como indicado no grupo, procurei no 4shared e achei alguns exemplares lá. Baixei Batman n° 2-1043 (?), de oito de setembro de 1980. Dei uma olhada por cima (estou com outros gibis na fila, hehe), com uma qualidade de impressão sofrível, porém muito interessante. Mas o que mais me chamou a atenção foi uma propaganda de um livro que promete te deixar super forte em apenas sete dias. Tudo isso através do método de tensão dinâmica do Charles Atlas, com exercícios diários de apenas 15 minutos!
Não que eu esteja interessado no livro ou que esse tipo de publicidade seja uma novidade para mim. O interessante aqui é o uso dos quadrinhos para alardear as vantagens do produto. O mais engraçado é o incentivo à violência como forma de ganhar respeito, conquistar mulheres e se tornar um homem de verdade. E tudo isso, obviamente, em sete dias!
Taí a dita cuja:

(clique na imagem para ampliar)

---
Adicionando:

O blogueiro Ismael, do Tebeos, indica o blog Comics Novaro. Lá, além de informações sobre as edições, tem vários quadrinhos publicados pela Novaro para download.

2 comentários:

  1. Também na Espanha utilizavam essa mesma publicidade.Existem colecionadores especializados em Novaro (os quadrinhos que eles compravam quando eram meninos).
    O blog: n-o-v-a-r-o.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. valeu pela dica do blog!
    abraço

    ResponderExcluir