Criada na década de 80, a GRAFAR (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) tem como objetivo integrar as diferentes gerações de grafistas e, deste modo, transmitir e aperfeiçoar o conhecimento na área. Muito das experiências e dos trabalhos de artistas associados pode ser apreciado no blog Tinta China (recomendo o acesso diário).
Para criar um documento de registro de artistas gráficos gaúchos, a Grafar lançou, em 2005, o livro coletânea Edição de Risco. Cartuns, charges, quadrinhos, caricaturas e ilustrações de 32 artistas fazem parte desta obra que traça um panorama da diversificada produção gaúcha na área. Cada artista é apresentado por uma pequena autobiografia. O projeto foi inspirado numa coletânea lançada a mais de 30 anos, encabeçada por nomes como Canini, Edgar Vasques, Luis Fernando Veríssimo e Santiago.
A GRAFAR, com o intuito de facilitar o acesso à obra, disponibilizou a Edição de Risco em formato PDF na internet. O download pode ser feito aqui.
Participaram desta coletânea: Alisson Affonso, Bendati, Bier, Byrata, Cristiano Ribeiro, Donga, Edu, Eugênio Neves, Gabriel Renner, Gelson Mallorca, Gilmar Fraga, Guazzelli, Hals, Juska, Kayser, Koostella, Lancast Mota, Leandro Dóro, Lila Mota, Luciano Canteiro, Mateus Figueiró, Máucio, Max Ziemer, Moa, Pedro Alice, Ricardo Machado, Rodnério, Ronaldo Cunha Dias, Schroder, Tacho, Tatiana Tesch e Wagner Passos.
parabéns pelo blog !!!!!
ResponderExcluirhttp://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/