(clique na imagem para ampliar) Publicitários, designers e ilustradores sofrem de um mesmo mal. A falta de respeito e ou conhecimento dos...

19:08:00 by marcelo engster
(clique na imagem para ampliar)
Publicitários, designers e ilustradores sofrem de um mesmo mal. A falta de respeito e ou conhecimento dos clientes sobre seu trabalho. Ao que tudo indica, o que lhes parece é que é só escrever as indicações para o layout ou desenho no computador que tudo aparece por mágica. Dias atrás um amigo meu recebeu um trabalho. E não era pouca coisa.
Obviamente o cliente não tinha dinheiro para investir (eles nunca têm). Mas tudo bem, isso ele dava um jeito. Obviamente o cliente não sabia quem era o público alvo, quais eram seus concorrentes nem como funcionaria sua empresa (eles nunca sabem). Mas tudo bem, isso ele dava um jeito. E para não perder o cliente, ele cobrou um terço do preço praticado no mercado. Obviamente o cliente não se fez de rogado (eles nunca se fazem) e soltou a pérola:
- Tudo isso pra não fazer nada?
Pronto. Acabava aí mais um trabalho.
Ainda piores são os clientes que acham que entendem de publicidade, designer ou ilustração. Imagine você indo levar seu cachorrinho, doente, a um veterinário e começar a orientá-lo dizendo o que ele deve ou não fazer para que seu bichinho melhore. Pois bem, o contrário já aconteceu comigo. Trabalhava na assessoria de comunicação do centro de ciências rurais da faculdade. E não sei por que cargas d’água um veterinário cismou que manjava de publicidade (e, pior, ainda reclamava que o curso de Publicidade da universidade era fraco!). E lá vinha ele com fotos da filha, fontes comic sans e fundos degrades de azul para verde, passando por vermelho e amarelo.
(clique na imagem para ampliar)
E, inspirado nesta vida desgramada (ou diagramada, como sugere o Word), que um designer (acho que é Marcos, realmente não consegui achar o nome do autor), funcionário de uma agência de publicidade, criou o Dea(th)sign. Minha pouca experiência já demonstra que essa webcomic é mais perto o possível da realidade.
Recomendo a leitura a partir da primeira tira (numbrinca!).

Um comentário:

  1. Este site (o de Design e o Quadrinholatra) é ótimo.
    E sou fa do Bagassauro.

    ResponderExcluir