Roteiro: Arnaldo Branco Arte: Gabriel Góes Nova Fronteira / PeB / 2007 / 69 pág. Mesmo ferrado de grana, não pude resistir ao ver B...

16:12:00 by marcelo engster


Roteiro: Arnaldo Branco
Arte: Gabriel Góes
Nova Fronteira / PeB / 2007 / 69 pág.
Mesmo ferrado de grana, não pude resistir ao ver Beijo no Asfalto em quadrinhos na livraria. Já fazia algum tempo que eu esperava alguma adaptação da obra do dramaturgo Nelson Rodrigues. E ali estava na prateleira pedindo para ser levada para minha casa. Dois ou três dias sem comer resolveriam meu problema com o dinheiro.
Em “O Beijo no Asfalto” um homem casado beija na boca outro homem, que está jogado no asfalto após ser atropelado. Um jornalista torna aquela cena destaque no diário em que trabalha. O beijo torna-se caso de polícia e o beijoqueiro acaba sendo tratado como um criminoso.
A adaptação procurou deixar o texto o mais fiel possível ao da obra de Nelson. Frases incompletas, vocabulário rico e pontuações pouco usuais tornam os diálogos um dos mais interessantes dos quadrinhos nacionais. A arte, toda em preto e branco, parecendo xilogravura e com muito contraste tornam a leitura a cada página mais sufocante e tensa, acompanhando a degradação do personagem principal.

A falta de roteiristas de quadrinhos conhecidos torna as editoras reféns de adaptações. Acredito que deveriam apostar mais em nossos roteiristas, porém também apoio toda iniciativa com a obra de Nelson Rodrigues. Neste cenário, O Beijo no Asfalto é o grande lançamento e uma das maiores surpresas dos quadrinhos nacionais este ano.
---
Laerte - A Lira
Clique na imagem para ampliar.

0 comentários:

Postar um comentário