Depois de aprovada, tenho respaldo para deixar minha monografia para download. O título da dita cuja é Ideologias nos Quadrinhos Infantis...

09:49:00 by marcelo engster

Depois de aprovada, tenho respaldo para deixar minha monografia para download. O título da dita cuja é Ideologias nos Quadrinhos Infantis: Paralelos entre os Universos Disney e Turma da Mônica. Fui orientado pelo professor (Letras e Comunicação Social - UFSM) e escritor Orlando Fonseca e a banca foi composta pelo professor (Design - UFSM) e cartunista Máucio (Mário Lúcio Bonotto Rodrigues) e pelo professor (Comunicação Social - UFSM) e artista plástico João Luiz Roth.
Resumo:
Esta monografia faz uma comparação entre os quadrinhos Disney e Turma da Mônica, procurando demonstrar suas visões de mundo Utiliza como base a obra Para Ler o Pato Donald de Ariel Dorfman e Armand Mattelart. O primeiro capítulo contém uma breve história das histórias em quadrinhos, a apresentação o livro base do estudo e uma descrição do corpus a ser explorado. No segundo são abordadas as assinaturas de roteiro e arte, a redundância presentes nesses gibis e a utilização do desenho em estilo cartum. A presença de progenitores e o modo de tratar o universo feminino são os temas do terceiro capítulo. No quarto, são apresentadas as “aventuras” e os preconceitos presentes quadrinhos da Disney e da Turma da Mônica. E, por último, são analisadas as idéias de consumo e trabalho assalariado destes quadrinhos. Ficou evidente que o processo de criação de histórias em quadrinhos que procuram atingir um grande número de leitores sofre influências tanto das ideologias de quem o produz como das exigências do mercado. Os quadrinhos Disney e Turma da Mônica, apesar de refletirem as ideologias e vivências de seus criadores, têm como fim último o comércio, necessitando se adaptar, em determinadas questões, às exigências do mercado.
Baixe aqui.
Também deixo a disposição, a apresentação e defesa da monografia, toda feita em quadrinhos.
Baixe aqui.

Um comentário:

  1. Também tenho uma monografia, bem antiga, que vou colocar num tópico do Papo de Gibi, do F.A.R.R.A., como quer o Eudes.

    Vou ler a sua monografia no final de semana. Parabéns pela formatura.

    Douglas

    ResponderExcluir