Saga de Terror Roteiro e arte: Jayme Cortez Martins Fontes / PeB / 1988 / 54 pág. Não, Jayme Cortez não pode ser considerado o Zé...

18:59:00 by marcelo engster



Saga de Terror
Roteiro e arte: Jayme Cortez
Martins Fontes / PeB / 1988 / 54 pág.
Não, Jayme Cortez não pode ser considerado o Zé do Caixão dos quadrinhos. Muito mais do que mestre dos gibis de terror, o quadrinista foi um dos maiores incentivadores das historietas no Brasil. Nascido em Portugal, Cortez veio para as terras tupiniquins em 1947, já com experiência no ramo.
Aqui começou trabalhando no Diário da Noite e teve passagens pela Gazeta Juvenil e pelas editoras La Selva e Outubro, especializada em gibis de terror. Jayme teve trabalhos publicados no exterior, com destaque na Itália. Lá, Moebius disse de Zodiako, série de Cortez, “Eu gostaria de ter criado este personagem!”.
Ainda no Brasil, Jayme Cortez realizou uma série de projetos para o fomento dos gibis nacionais. Deu aulas de quadrinhos na Escola Pan-americana de Arte, participou de vários congressos e das iniciativas de organização da classe e foi um dos criadores do projeto de reserva de mercado para os quadrinhos nacionais. Foi um dos organizadores da primeira Exposição Internacional dos Quadrinhos. Também foi incentivador de vários quadrinistas, dentre eles Maurício de Souza.
Saga de Terror traz originais dos quadrinhos de Cortez. Procurando dar um ar mais documental à obra, a editora Martins Fontes decidiu manter os textos dos balões inalterados, mesmo apresentando alguns problemas. Jayme Cortez morreu alguns dias antes da publicação da coletânea.
---

Jayme Cortez - história publicada em Saga do Terror
Clique na imagem para ampliá-la.

Um comentário:

  1. Eu quero aqui expressar o meu agradecimento e honrar a memória de Jayme Cortez, que com seu empreendedorismo, coordenou a publicação de expressivos livros sobre HQs e Ilustração. Possuo dois, "Mestres da Ilustração" e "A Técnica do Desenho", que me chegaram às mãos, em 1978, por um rapaz entusiasmado por desenhos tanto quanto eu. Pude conhecer melhor os trabalhos de tantos e tantos notáveis artistas gráficos e ilustradores brasileiros. Isso pavimentou meu caminho para artes. Graças a Jayme Cortez conheci grandes mestres da ilustração. Obrigado

    J. G. Fajardo
    pintor de retratos e afins, professor de pintura

    ResponderExcluir