Condorito Roteiro e arte: Pepo Editora Pincel / Colorido / 1982 / Chile / Espanhol Conheci essa HQ no blog Cabruum , do amigo Augus...

15:34:00 by marcelo engster



Condorito
Roteiro e arte: Pepo
Editora Pincel / Colorido / 1982 / Chile / Espanhol
Conheci essa HQ no blog Cabruum, do amigo Augusto. Sorte a minha, pois assim me livrei de fazer uma burrada. Passando em um sebo em Porto Alegre (ainda bem que não há nenhum decente aqui em Santa Maria, senão eu tava falido), achei uma edição de 1982 da revista muito barata e em bom estado. Levei, claro.
Histórias curtas e piadas muitas vezes conhecidas. Porém com um humor nada inocente. Muitas vezes até negro, fazendo chacota inclusive com pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso Condorito aparece em algumas histórias completamente bêbado. O humor da HQ chilena lembra em muitos momentos histórias do malandro Zé Carioca produzidas no Brasil.
Porém foi em resposta aos quadrinhos da Disney e ao Pedrito, o aviãozinho da editora estadunidense que representava o Chile, que Condorito foi criado. O personagem acabou conquistando a América espanhola, sendo inclusive lançado nos Estados Unidos. Seu reconhecimento é tamanho que em 1998 a Microsoft o utilizou como garoto propaganda para seu Windows na América Latina.
Obs.: Característica marcante de Condorito, a maioria das histórias termina com dois pés para o alto e um Plop! ao lado.













Um comentário:

  1. Marcelo!!!

    Mas como é que o senhor não me disse que também tinha um blog??? Hehehe! Já te adicionei no meu!!! Adorei!

    Não sabia da tua paixão por quadrinhos! Que jóia!

    Adivinha? Meu último post tem a tua participação!!! Hehehe! Obrigada pelo empréstimo!

    Um beijo, aniversariante!

    ResponderExcluir