Fofão em quadrinhos Desenhos: Michio Yamashita e Roberto Ossamu Fukue Argumentos: Orival Pessine e colaboradores Arte-final: Marcos Mino...

14:56:00 by marcelo engster

Fofão em quadrinhos
Desenhos: Michio Yamashita e Roberto Ossamu Fukue
Argumentos: Orival Pessine e colaboradores
Arte-final: Marcos Minoru Uesono e Cláudio Tadashi Ishii
Colaboradores: Ely Miura e Luiz Wagner S. Miranda
Abril / Color / 1987 / 40 pág.
O fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990 foi uma época estranha, porém muito produtiva para os quadrinhos infantis nacionais. Apostando em artistas e personagens famosas para vender HQs, as editoras Abril e Globo lançaram diversos títulos. Xuxa, Faustão, Leandro & Leonardo, Chaves, Chapolin, Trapalhões. Tudo virava gibi.
Fofão também virou. Não me lembro de ter lido algum número quando criança. Porém, nosso amigo scan resolveu o problema. E o que achei ser um quadrinho mal feito, me surpreendeu. Os roteiros são bem encaixados e tem ritmo, algo raro em outros títulos. E os desenhos não se prendem ao tradicional, brincando muitas vezes com os quadrados.
O porém fica, novamente, aos créditos. O roteiro é assinado pelo criador do Fofão, o ator Orival Pessine. Tenho minhas dúvidas quanto a real participação do mesmo nos argumentos. Existe a indicação de colaboradores, mas não especifica quem seja. Os desenhos estão creditados, mas só no fim de cada revista e não indicam quem participou de qual estória. Também faltou a data da publicação, algo comum em revistas da Abril da época. Consegui descobrir através do site Guia dos Quadrinhos.
No más, é uma pena essas editoras não continuarem com essa política. Ao menos era um pequeno incentivo aos quadrinhos nacionais, além de livrar um pouco as crianças do domínio Mônica / Disney.
---
Scan via Planeta da Solidão.
Download aqui.
Para visualizar é necessário o CDisplay, programa que facilita a leitura de quadrinhos no computador.


0 comentários:

Postar um comentário