Walter Ego, o mais Walter dos Walters e outros tipinhos inúteis Roteiro e arte: Angeli L&PM / PeB / 99 pág. Fagundes um pu...

19:05:00 by marcelo engster

Walter Ego, o mais Walter dos Walters e outros tipinhos inúteis
Roteiro e arte: Angeli
L&PM / PeB / 99 pág.

Fagundes um puxa-saco de mão cheia
Roteiro e arte: Laerte
L&PM / PeB / 99 pág
Além da experiência publicitária, a Feira do Livro de Santa Maria deste ano serviu pra comprar alguns gibis baratos. Entre eles, dois pockets da L&PM com personagens menores de Angeli e Laerte. Personagens estas com um nível humorístico muito abaixo ao das principais desenhadas por ambos. Na obra de Angeli aparecem Walter Ego, Osgarmo, Rampal, Ritchi Pareide, Rigapov, Vudu, Hippo-glós, Pim-pam-pum e A vaca vai pro brejo; já na de Laerte somente Fagundes é apresentado. Nada que me anime muito.

Criadores de inúmeras personagens, Angeli e Laerte estão entre os mais importantes quadrinistas brazucas. Angeli foi editor da revista Chiclete com Banana, uma proeza nacional que chegou a vender 110000 (cento e dez mil!) exemplares por edição. Entre suas personagens estão Skrotinhos, Wood & Stock e Rê Bordosa. Esta última teve tanto sucesso que Angeli decidiu imitar o que Crumb fez com seu Fritz, e acabou matando sua personagem. Suas tiras foram publicadas na Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina e em Portugal, onde também tem bastante destaque. Na TV, foi redator da saudosa TV Colosso. Atualmente é chargista político do jornal Folha de São Paulo.


Já na faculdade, Laerte participava de um fanzine, o Balão, junto com outros que viriam a se tornar importantes quadrinistas nacionais, como Luiz Gê, Xalberto e irmãos Caruso. Depois colaborou com revistas como Pasquim, Circo e a Chiclete com Banana de Angeli, além de Placar, Veja, Istoé e os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Também criou sua revista, a Piratas do Tietê. Laerte tem como personagens principais Overman, Os gatos, Hugo e Piratas do Tietê. Para a TV fez roteiros de TV Pirata, TV Colosso e para os primeiros anos de Sai de Baixo. Hoje investe em tiras conceituais, filosóficas, vivenciais, deixando um pouco (na verdade muito) o humor de lado. Dele, recomendo a HQ “A Noite dos Palhaços Mudos”, um quadrinho, com clichê mesmo, de cair o queixo.

---
Fagundes - Laerte
Angeli (não consegui achar nenhuma tira das personagens do pocket do Angeli, portanto, no seu lugar, uma charge)

0 comentários:

Postar um comentário