Ferdinando e os Shmoos Desenho e roteiro: Al Capp RGE / Gibi Especial n° 3/ PeB / 1975 / 66 pág. “Eles botam ovos por qualquer mo...

20:24:00 by marcelo engster

Ferdinando e os Shmoos
Desenho e roteiro: Al Capp
RGE / Gibi Especial n° 3/ PeB / 1975 / 66 pág.


“Eles botam ovos por qualquer motivo! Também dão leite! E assados no espeto, são a melhor carne de vaca que existe. Fritos, se transformam em apetitosas galinhas ou em qualquer carne branca que desejar! E não dão despesa, pois não comem absolutamente nada! (...) Quando se olha para um Shmoo e se pensa em comê-lo, ele morre de felicidade incontida. Não há desperdício. A pele dá o coro mais resistente... ou roupas, dependendo da grossura que cortar! Os olhos servem de ótimos botões para suspensórios. (...) Os Shmoos não comem nada e se multiplicam rapidamente.” Com estas palavras, Al Capp fez tremer os capitalistas estadunidenses. Com um bichinho destes ninguém mais precisaria trabalhar ou se esforçar. Não haveria sentido em fábricas ou em obter lucros. Pronto, Ferdinando só poderia ser um quadrinho socialista (obviamente, sem dúvidas, com certeza –sério, tenho medo de ironias - um dos objetivos do socialismo e do comunismo é deixar todo mundo na mais bela vagabundagem)!
Ferdinando é considerado um dos clássicos dos quadrinhos. Também é tido como uma das maiores críticas ao american way of life. “Antes dele, somente Cervantes e Rabelais conseguiram criticar tão causticamente e ao mesmo tempo tornar essa critica aceita por todos e divertida. Pra mim Capp é o melhor escritor do mundo.” comentou o escritor John Steinbeck ao recomendar Al Capp ao prêmio Nobel em 1953.
Nada escapava do humor de Capp. Nem mesmo a castidade das personagens masculinas dos quadrinhos (já comentada aqui na postagem do Cisco Kid). Para tanto criou o “Dia da Maria Cebola”. Nele, as mulheres solteiras correm atrás dos solteirões. Aquele que for pego deverá casar com a menina que lhe agarrou.
(clique na imagem para ampliar)
E toda essa crítica e esse humor acabaram criando os Shmoos. E a revolta contra os bichinhos foi tão grande que Al Capp e Ferdinando tiveram que extermina-los. Morreram os Shmoos e ficou uma obra prima dos quadrinhos.
***
O pesquisador de quadrinhos Álvaro de Moya escreveu um altamente recomendado texto sobre o Ferdinando em seu livro Shazam! (Editora Perspectiva). Na verdade, o livro todo é leitura obrigatória para os fãs de quadrinhos.
***
Para quem quiser ler Ferdinando e os Shmoos, os quadrinhos estão disponíveis para download no F.A.R.R.A.
***
Outro texto, que vale a pena ser lido, sobre os quadrinhos e a demência estadunidense na Guerra Fria é “Eram os Smurfs comunistas?” do blog Multiverso.
***
Deste mesmo blog, também recomendo a leitura da matéria “Os 11 super heróis com os poderes mais ridículos dos quadrinhos.”
---
Latuff

0 comentários:

Postar um comentário