Garganta do Diabo N° 14 Vários Grupo de Risco / PeB / 1997 Garganta do Diabo N° 17 Vários Grupo de Risco / PeB / 1998 Outro lucro ...

19:47:00 by marcelo engster

Garganta do Diabo N° 14
Vários
Grupo de Risco / PeB / 1997
Garganta do Diabo N° 17
Vários
Grupo de Risco / PeB / 1998
Outro lucro da Feira do Livro de Santa Maria deste ano. Em uma banca só com gibis daqui, encontrei essas edições antigas da Garganta do Diabo. Produzida pelo Grupo de Risco (Byrata, Elias, Maucio e Orlando), a G do D é/era (não sei direito, de vez em quando ela aparece de novo) uma guerreira revista de humor. Gibi independente, mas que teve grande sucesso, publicando inclusive cartuns do Santiago e do Amorim.


O Grupo de Risco tem importante contribuição para os quadrinhos gaúchos. Alguns dos seus integrantes já participavam de uma publicação parecida, a Quadrins, que chegou a receber de Adolfo Aizen (o Roberto Marinho dos quadrinhos) uma carta parabenizando a publicação. Desde 1997, o grupo vem realizando todos os anos um salão de humor (atualmente Cartucho), com propostas diferentes (Reponte Temático e Chimarrão com Nanquim) e com a presença de nomes importantes, como Canini. Byrata ainda é fundador do projeto Quadrinhos SA – Núcleo de Quadrinistas de Santa Maria. Criaram também, em 1998, a Gargantilha, um guia para ensinar a fazer quadrinhos de humor, distribuído pela secretaria de cultura a professores de primeiro e segundo graus.
---

Os cartuns a seguir sairam na Garganta do Diabo, porém não são das edições comentadas acima.

Elias

Máucio
Santiago

Um comentário:

  1. Marcelo, eu estou procurando um texto do Orlando Fonseca sobre o humor, que saiu na Gargantilha. É um texto pequeno. Tu o tens aí? não sei se tem na internet.
    Um companheiro me pediu referências sobre textos teóricos sobre humor, por isso o pedido!
    Abraço!

    ResponderExcluir